A modernização da certificação acadêmica no Brasil já é realidade. Com a Portaria MEC nº 70/2025, todos os diplomas de cursos superiores passaram a ser emitidos exclusivamente no formato digital, o que garante validade jurídica, segurança e facilidade de verificação. E, conforme o cronograma legal, a nossa percepção é que a obrigatoriedade se expande em 2026 para certificados de Residência Médica e de áreas profissionalizantes da saúde.
Nesse cenário, instituições que ofertam programas de residência médica enfrentam dois desafios centrais:
Por que diploma digital é obrigatório (e vantajoso)?
O diploma digital representa um avanço na forma como a certificação acadêmica é gerida no Brasil. Ao exigir a emissão em formato digital (com assinatura digital e carimbo de tempo) o MEC busca: maior segurança jurídica, validação facilitada, acesso imediato, redução de fraudes.
Essa obrigatoriedade inclui, além da graduação, os certificados de Residência Médica, Uniprofissional, Multiprofissional e outros cursos de pós-graduação Stricto Sensu, a partir de prazos estipulados em normativa recente do MEC.
🧠 DDS da Solis: solução que atende às exigências atuais
Para ajudar sua instituição a cumprir essas novas exigências legais, a Solis oferece o DDS (Diploma Digital Solis), uma plataforma completa para emissão de diplomas e certificados de residência em saúde no padrão digital.
O DDS foi desenvolvido para:
Esse conjunto de funcionalidades faz com que o DDS seja uma solução prática e segura para instituições que precisam emitir, registrar e validar documentos acadêmicos no formato exigido pela legislação brasileira atual.
Implantação com foco em resultados
Além da tecnologia, a adoção de um software como o DDS envolve preparo da equipe e ajustes nos fluxos internos da IES. Equipar sua secretaria acadêmica com uma ferramenta que atenda às diretrizes do MEC garante:
E o mais importante: reduz riscos de penalidades por emissão fora do padrão digital, um ponto crítico frente às normas que já estão em vigor.
Sistemas integrados
O DDS foi desenvolvido para se integrar aos sistemas acadêmicos já utilizados pela instituição, garantindo consistência dos dados e fluidez no processo de emissão dos diplomas digitais.
Para instituições que ainda não contam com um sistema acadêmico, o SolisGE complementa essa jornada ao oferecer uma solução completa de gestão acadêmica e financeira, apoiando a organização dos dados desde a formação até a certificação do residente.