POR QUE O SETOR PÚBLICO PRECISA DA DISCIPLINA DE PROCESSOS

A transformação do setor público é uma prioridade dos governos a nível mundial, a Casa Branca dos EUA, o Ministério de Meio Ambiente da Alemanha, O Governo Federal Brasileiro e até nossa pequena e bonita Santa Clara do Sul estão criando o setor público do futuro.

Serviços precários, controles pouco transparentes e custos altos de operação precisam dar lugar à processos padronizados, simplificados e rastreáveis. O alinhamento de estratégia política e execução são as chaves, apresentando os resultados de forma clara e objetiva.

Ações desse tipo são relativamente simples de implantar. A complexidade reside na tomada de decisão e liderança no caminho para o futuro, considerando que as pessoas resistem naturalmente ao novo e precisam de condução exemplar para seguir. Outro aspecto fundamental está vinculado ao ambiente legado que frequentemente envolve pessoas pouco preparadas, processos confusos e sistemas deficientes.

Fiquei pensando em utilizar evidências em forma de estatística ou fatos, mas tenho certeza de que não precisamos mencionar o fracasso com segurança pública, educação, saúde e infraestrutura. Os jornais já estampam diariamente esse tipo de informação. Algumas pessoas podem querer justificar baixa performance aos baixos salários dos agentes públicos, mas com pouca busca você encontra o artigo do Ricardo Amorim afirmando que as estatais pagam salários até 8x maiores que o mercado privado (Referência).

Nós como fornecedores de tecnologia que suporta o setor público do futuro, precisamos compreender esse cenário, orientando pessoas e executando um plano sólido e adequado para a realidade de cada instituição. Todo o gestor público busca executar um belo trabalho, mas sem método, métrica e ferramenta se conquista quase nada!

Quantos gestores públicos sabem para que serve um BPM, GED ou Dashboard ? Raros são aqueles que entendem esses conceitos e isso não é demérito! Por padrão, os gestores públicos são políticos, sabem se comunicar muito bem e entendem a necessidade do seu público. A questão é avançar em governança ao assumir o cargo, entregando excelência em tudo que é feito. Esse é o nosso desafio e é assim que vamos transformar essa realidade. Quer ver um pouco do que já foi feito com as nossas soluções, clique aqui!

Se você conhece algum gestor público que se importa com a qualidade de serviço que entrega ao seu público, marque ele nos comentários, vamos entrar em contato e juntos construir o #governodofuturo com muito mais processos digitais e inteligentes, indicadores, velocidade nas respostas, rastreabilidade e segurança.