Solis promove Sessão Técnica ao vivo sobre as novas portarias do MEC e os impactos para instituições em 2026

Inscrições para acessar gratuitamente a live podem ser feitas em evento.solis.com.br. Confirmaram presença grandes nomes da área: o Prof. Antonio M. N. Esteca, Especialista em Regulação da Educação Superior, o Dr. Giovani Pieri, do LabSEC/UFSC e a Dra Gabriella Poffo, Sócia na Performance Education.

A Solis, referência em soluções tecnológicas para para Ensino e Saúde, anuncia a realização de uma Sessão Técnica transmitida ao vivo no YouTube para debater as recentes portarias publicadas pelo Ministério da Educação (MEC) que afetam diretamente a emissão de certificados e diplomas digitais por instituições de ensino e programas de residência médica e multiprofissional.

O evento “Sessão Técnica - Certificação Digital na pós-graduação stricto sensu e Residência Médica, Uniprofissional e Multiprofissional”, que está previsto para ocorrer no dia 16 de março de 2026, às 14h, abordará detalhadamente a Portaria MEC nº 070/2025, que instituiu o cronograma para adoção do formato XML em diplomas e certificados, bem como as alterações introduzidas pela Portaria MEC nº 929/2025, publicadas no final de 2025.

Esses normativos representam um marco regulatório na modernização da certificação digital de documentos acadêmicos, exigindo das instituições não apenas conformidade técnica, mas também segurança jurídica e clareza operacional.

O encontro reunirá especialistas do GT do Diploma Digital, que conduzirão a análise normativa, além de esclarecerem dúvidas frequentes e apresentarem orientações práticas para adaptação aos requisitos legais. Confirmaram presença o Prof. Antonio M. N. Esteca, Especialista em Regulação da Educação Superior, o Dr. Giovani Pieri, do LabSEC/UFSC, a Dra Gabriella Poffo, Sócia na Performance Education, e Fernando Kochhann, Especialista Técnico da Solis.

  • Durante a sessão, os participantes poderão compreender:
  • O alcance e as implicações das portarias do MEC nº 070/2025 e nº 929/2025 para instituições que ofertam residência médica, uniprofissional e multiprofissional;
  • As diferenças entre formatos de documento digital (PDF x XML) e sua validade jurídica;
  • Prazos oficiais e estratégias para implementar processos alinhados à legislação vigente;
  • Boas práticas para garantir segurança jurídica e operacional na emissão de diplomas e certificados.

A transmissão será realizada no canal oficial da Solis no YouTube (https://www.youtube.com/@diplomadigitalsolis), proporcionando acesso gratuito e direto para gestores de instituições de ensino, secretarias acadêmicas, equipes de tecnologia da informação e demais interessados. Interessados em terem acesso ao link de transmissão podem se inscrever em evento.solis.com.br.

Sobre a iniciativa

A Sessão Técnica é uma iniciativa conjunta LabSEC/UFSC e Solis, alinhada ao compromisso da empresa de apoiar a transformação digital no setor educacional, promovendo orientações especializadas em conformidade com normas regulatórias e melhores práticas tecnológicas.

Serviço:

📅 Data: 16 de março de 2026 (segunda-feira)

⏰ Horário: 14h

📍 Transmissão: Canal Solis no YouTube — https://www.youtube.com/@diplomadigitalsolis

📑Inscrições: evento.solis.com.br